contato: ibrahim_tales@hotmail.com

domingo, 8 de janeiro de 2012

Semideuses: Os maiores heróis da mitologia

Em quase toda mitologia, os semideuses eram filhos de deuses com parceiros mortais, mas não necessariamente. Há relatos de varios heróis, que foram chamados de semideuses porque normalmente se destacavam por serem mais fortes que os humanos normais. São os casos de Jasão e Édipo.

OBS: Por favor não levem em conta os atores que eu coloquei ai para representar os heróis. Por isso (quem não gostar) imaginem outro personagem na pele desses guerreiros. Não irei contar toda as histórias deles (porém um pouquinho só, não vai fazer mal).

                                                       HÉRCULES
Símbolo da força sobre-humana

Na minha opinião, esse é o herói mais conhecido da mitologia grega. Filho do poderoso Zeus (rei dos deuses) com uma mortal, um símbolo do homem em luta contra as forças da Natureza, exemplo de masculinidade e força sobre-humana. Se sobressaia com suas façanhas desde joven pela sua força e coragem.

Logo depois de alguns meses de vida, ja era invejado por todos de sua famíla, por ser filho de Zeus. Por esse motivo, varias pessoas que compartilhavam sua alegria, o traiam pelas costas para poder mata-lo. Porém, ninguem conseguiu alcançar esse objetivo e esse semideus conseguiu marcar sua história na mitologia.

Embora Hércules seja um dos mais célebres heróis, não gostei dos filmes que fizeram sobre ele. Porque sinceramente é muito reduzida as histórias, e falam só sobre os doze trabalhos, e mais nada. Claro que pegaram atores que fizessem o papel verdadeiro dele, musculosos e avantajados, mas mesmo assim ainda falta mais um filme dele para bombar na mídia. Os trailers dão aquela impressão que o filme vai ser inesquecível, mas ao longe dele, eu ja me decepcionava com cada um.

Mas eu preciso confessar uma coisa a vocês. De todos os filmes dele, o que mais me chamou atenção foi esse: Hércules (Disney). Pena que é de animação, mas sinceramente foi o melhor até agora. Porque simplesmente não mostrou os monótomos 12 trabalhos, mas um enredo que foi diferenciado por ter feito outra história. Não teve aquele mesmo padrão de sempre de todos os filmes ja feitos, mas total variação e mudança. Resultando em uma história divertida e intrigante.

Aos que não assistiram, recomendo esse que eu coloquei em destaque, e depois vejam os outros e comparem todos os que viram. É um santo remédio.

Vejam:

>> Paul Telfer no papel de Hércules

AQUILES
O maior guerreiro na Batalha de Tróia

Em algumas lendas, afirmavam que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo, exceto em seu calcanhar, dai vem a expressão "o calcanhar de aquiles" que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem.
Ao nascer, sua mãe logo o mergulhou no rio estige, deixando imortal quase toda parte de seu corpo. Porém, esse ritual foi interrompido por seu marido e pai de Aquiles, o rei Peleu deixando-o vulneravel, o que acabou sendo o motivo de sua morte durante a "Guerra de Tróia"

O que mais me deixou fascinado por esse herói, foi sua capacidade de maior bondade e da maior violência. Nas fontes que li sobre Aquiles, pude concretizar que era um homem bonito, loiro e com estatura média. Criado nas montanhas pelo centauro Quíron, aprendeu a verdadeira arte da luta, sendo alimentado por varios tipos de comida ricas em proteína.

Sua vida é muito mais conhecida, na guerra contra Tróia. Era o mais belo dos heróis reunidos, assim como o melhor e mais inteligente entre eles. No começo da guerra, os tessálicos (povos antigos da Grécia), guerreavam bravamente contra os troianos. Tudo mudou, quando o principe de Tróia chamado Heitor, matou o primo do herói grego chamado Pátroclo por engano pensando que era o próprio Aquiles em pessoa.

Aquiles ao descobrir essa tragédia, vai sozinho até os portões de Tróia desafiando pessoalmente Heitor a uma luta até a morte. Até aquele momento, o principe Heitor matara exatos 28 guerreiros gregos, e Aquiles massacrou 22 guerreiros troianos. Os dois travaram uma grande batalha, resultando na vitória de Aquiles, trazendo o corpo morto de Heitor até os tessálicos. E a batalha mesmo sem Heitor ainda continuou, com Aquiles se glorificando cada vez mais.


Desculpem por não continuar essa grande história, mas para quem se interessou nessa guerra recomendo esse filme: "Tróia". Vocês não irão se arrpender.
Assista esses vídeos:

>> Aquiles invade o Templo
>> Aquiles vs Heitor
>> Seu nome será lembrado

TESEU
O homem forte por excelência

Para ser sincero, não conhecia muito a respeito de Teseu. Para mim, era um guerreiro como qualquer outro ja existente. Mas como sou fascinado por "mitologia", fui de cara nos livros e na internet a procura sobre esse herói.
Quando fui ao cinema junto com meu pai para ver Conan (que de fato adorei, mas outros infelizmente não gostaram), o trailer do filme Imortais (clique aqui para ver o trailer), surgiu como um raio na telona. Então quando falaram desse tal de Teseu, fiquei contando os dias para ver este filme. O resultado dele foi incrível, com várias imagens fortes e mortes horripilantes que jamais vi em filmes desta espécie.

Como todo o herói tem seus feitos, Teseu não ficou fora dessa, e teve seu momento de se destacar e alcançar a sua glória. Um homem simples como vocês podem ver na foto, conseguiu derrotar o temido "touro de creta", (uma fera imponente que aterrorizava a cidade de Creta). Com essa sofrida vitória, Teseu conseguiu respeito e liderança de seu povo.

Quem não assistiu o filme "Imortais", esperem para ver fortes pancadarias e muita ação. Dos produtores de 300, um filme imperdível para quem busca aventura e muitas batalhas. Vocês verão um homem humildes como nós, deixar sua marca na humanidade

Aos que viram e gostaram, fico feliz por partilhar a alegria de ver um bom filme de mitologia. Aos que assistiram e não gostaram, que vejam mais uma vez buscando entender o filme.

>> Imperdível: Estréia do filme Imortais

PERSEU
O herói que decapitou a medusa

 Por fim chegamos ao nosso último herói, pessoal. Perseu, o filho de Zeus com a rainha mortal da cidade de Argos. O que constata que é um semideus.

De todos os heróis que coloquei nessa postagem, Perseu é o mais simples, empatando apenas com Teseu. Porque se for para para pensar, os dois tem quase o mesmo destino (me corrijam nos comentários se eu estiver errado). Não quero ser chato em relação a repetições, mas os dois tem a vida extremamente parecidas.

Teseu é filho de Poseidon (Senhor dos Mares), Perseu é filho de Zeus (Rei dos Deuses). Teseu em algumas lendas nasceu na incrível cidade de Atenas e criado em uma pacata aldeia. Perseu nasceu tambem em uma grande cidade chamada Argos, mas foi criado por humildes pescadores. Teseu na adolescência cresceu vigoroso e forte como um herói. Perseu tambem na adolescência se tornou um grande homem, forte, ambicioso, corajoso e aventureiro. Teseu forte como era, conseguiu a façanha de derrotar o touro de creta. Perseu não ficando por fora, decapitou a medusa de górgona.

Por isso, acho que Perseu tem a vida quase igual a de Teseu, até os nomes são parecidos.

Para quem quizer conheçer melhor este herói,  visitem um espaço dele no Wikipédia (Perseu) e recomendo assistir o filme Fúria de Titãs, para verem como pessoas simples conseguem guardar seu nome no mundo.

>> Então é isso galerinha do blog. Esse foi mais um post que coloquei ai para vocês verem e desfrutarem de uma boa história de mitologia. Era como dizia o escritor " Thomas Bulfinch ", e concordo com ele perfeitamente, que "sem um conhecimento básico de mitologia, grande parte da literatura não seria compreendida nem apreciada".